O Colégio Darwin está preparado para atender uma geração inquieta! Uma geração que questiona, participa, idealiza, que sonha... Uma geração que merece um novo conceito em educação. O Colégio é um lugar de encontro, escuta e comunicação. Aqui, o aluno é respeitado na sua integralidade e é levado a desenvolver habilidades e competências que o ajuda a ser criativo, capaz de assumir responsabilidades, cultivando a justiça e a compaixão.
O Colégio foi criado pelo Parecer nº 485/2009, de 24/04/2009. Considerando as determinações da Lei Federal nº 9.394/96 de 20/12/96, oferece o Ensino Fundamental – anos finais – e o Ensino Médio, detalhados pelo Sistema de Educação de Minas Gerais. O nosso colégio iniciou suas atividades em fevereiro de 2009.
Foi autorizada a mudança de denominação do Colégio Cidade de Bom Despacho, para Colégio Darwin, pela PORTARIA N.º 105/2022,nos termos do artigo 12 da Resolução SEE nº 4.548, de 27 de abril de 2021, do artigo 51 da Resolução CEE n.º 449, de 1º de agosto de 2002.
A escolha do nome é uma homenagem ao naturalista inglês Charles Robert Darwin pela contribuição à Ciência através de seus estudos sobre a evolução, cujos resultados foram publicados na obra A Origem das Espécies.
Atualmente, o colégio busca aprimorar seu processo de gestão e ensino em consonância com as demandas do mundo contemporâneo, voltando suas ações para o esforço competente de promoção da qualidade de ensino.
Adotamos a concepção de educação voltada para a formação integral dos sujeitos ofertando uma educação com equidade e qualidade. Articulamos a educação na edificação de um indivíduo crítico, reflexivo.
Busca-se uma estrutura organizacional com mais apoio pedagógico, psicológico e familiar; com estudantes mais participativos, com argumentos e propostas baseadas em princípios e valores.
Promover um ensino em consonância com as demandas do mundo contemporâneo, assegurando aos alunos a formação indispensável para o exercício da cidadania, visando ao aprofundamento e à ampliação de repertórios dos estudantes e fortalecendo a sua autonomia, oferecendo-lhes condições e ferramentas para acessar e interagir criticamente com diferentes conhecimentos e fontes de informação.
O currículo é composto pela formação geral básica e, na perspectiva da formação integral dos estudantes para o desenvolvimento da cidadania, são incluídos, permeando todo o currículo, os Temas Integradores.
As atividades pedagógicas são organizadas de forma gradativa e crescente em complexidade, de modo a assegurar que todos os estudantes tenham garantido o desenvolvimento das competências específicas de cada componente curricular.
os estudantes são preparados para o senso crítico e o protagonismo. Damos enfoque à formação integral, preparando-os para competências e habilidades nos campos acadêmico, político, ético, estético e tecnológico.
Além do programa curricular, focamos a dimensão afetiva, artística e corporal, ao considerarmos os alunos e todo o seu potencial.
O aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico.O desenvolvimento do protagonismo juvenil como forma de exercício da autonomia e fortalecimento dos processos de escolhas dos estudantes.
A preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores.